Dieta para Artrite: o que pode e o que não pode comer – O que você come mais cedo ou mais tarde vai chegar lá dentro da sua articulação, por isso é melhor se alimentar corretamente senão não há fisioterapia que te salve! Então vamos ver agora como resolver a alimentação de quem sofre com artrite.
Viver com artrite reumatoide não tem que ser um filme de terror. É verdade que você vai ter ela para sempre, por isso você tem que manter uma dieta balanceada para diminuir a velocidade com que ela evolui.
Dieta para diminuir a dor da artrite
Você deve consumiro alimentos com efeito anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes, estas são as propriedades funcionais que estão nas frutas e vegetais. Por isso, a primeira coisa que você vai fazer todos os dias é tomar suco de laranja com cenoura, super rico em carotenoides (a laranja também tem o efeito anti-inflamatório).
Isso te ajuda a diminuir a dor – você sabia que nós já falamos sobre queimação na sola do pé – e a tendência à inflamação que você sente nas articulações afetadas pela artrite reumatoide.
Peixe é ideal na dieta para artrite
Outra coisa muito importante que você tem que fazer na dieta para artrite é aumentar a quantidade de peixe que você come! Se você não conseguir comer peixe todos os dias, você pode optar por Omega 3 em cápsulas. É comprovado que o Omega 3 é anti-inflamatório, e quanto mais alimento anti-inflamatório você ingerir, menor é a chance de inflamar a sua articulação.
Temperos ideias na dieta para artrite
Troque todos os molhos que você come, por temperos tipo cúrcuma, alho, gengibre, alecrim, manjericão. Estes temperos são riquíssimos em elementos fitoterapêuticos que ajudam a diminuir a inflamação. E, outro benefício de você deixar de usar os molhos, é que você começa a emagrecer. E emagrecer também é um processo muito interessante principalmente quando a artrite reumatoide afeta o joelho, ou os pés, ou os tornozelos e nestes casos você irá precisar usar sapatos confortáveis, que também é muito comum.
Frutas, verduras e alimentos naturais para artrite
O segredo da dieta para artrite é você aumentar muito a quantidade de frutas, verduras e alimentos frescos e naturais que você come. Um salmão a vapor com uma cenoura cozida, atum com uma saladinha e um arrozinho à grega, arroz com feijão, sardinha, alface e tomate são ótimas ideias de prato. Outra opção interessante é você fazer uma torta, um omelete com um filé de peixe.
Esqueça os alimentos prontos na dieta para artrite
Esqueça os pratos prontos, aqueles alimentos que você pega desembrulha e põe no microondas ou no forno, isso não é legal para você. Agora uma coisa importantíssima, O cuidado com a alimentação não é uma coisa que você faz quando sente dores, é uma coisa que você faz sempre. Da mesma forma como o uso de sandália de couro é importante no dia a dia, se você usar sapatos confortáveis todos os dias irá perceber diferenças nas articulações.
Se você é intolerante ao glúten não coma glúten. Se você é intolerante à lactose não ingira leite. O que não te cai bem não coma, você quer o seu sistema imune calmo e não excitado.
Suplementação na dieta para artrite
Discuta com o seu médico uma eventual suplementação de B9 e B12, para diminuir os efeitos colaterais, por exemplo o aumento da homocisteína no sangue, por causa da toma de medicamentos para a artrite. Outra coisa que você tem que falar com ele é sobre a suplementação de cálcio e ferro para evitar a osteoporose e anemias também por causa do tratamento.
Outro alimento importante para sua dieta e que é um importante anti-inflamatório super natural – que você pode apostar – é no ácido elágico (o extrato de romã). Comer muita romã é uma alternativa, mas o extrato de romã, além de ser anti-inflamatório também vai ajudar a desacelerar o desgaste da artrite reumatoide.
E ai, gostou das dicas? Nunca se esqueça da importância de manter-se em movimento. Você pode precisar fazer fisioterapia, mas tem exercícios que também vão ajudar muito como o pilates e a hidroginástica. Estes são exercícios fundamentais que vão fortalecer os seus músculos e salvar as suas articulações. Não esquece, mantenha-se sempre em movimento e alimente-se bem!
O post Dieta para Artrite: o que pode e o que não pode comer apareceu primeiro em Dicas de Saúde e Bem Estar.
Comentários
Postar um comentário