Pular para o conteúdo principal

Curiosidades sobre os Pés!

Você tem Curiosidades sobre os pés? Então você chegou ao lugar certo! Este é o maior manual da internet de  curiosidades sobre os pés. Então vamos começar:

1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo.

2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos.

3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do mundo a pé. É por isso que na Pé Relax priorizamos os sapatos femininos confortáveis.

4. O pé como medida de distância surgiu na Inglaterra. O rei Eduardo II estabeleceu seu próprio pé como medida na seguinte razão: 36 grãos de cevada são iguais a um pé.

5. Os hormônios sexuais testosterona e estradiol são os principais responsáveis pelas transformações físicas e comportamentais nos jovens. São também responsáveis pelo chulé. Eles estimulam a produção de glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração. Se a pessoa transpira em excesso, seja por causa de problemas de saúde ou emocionais, o chulé fica ainda pior.

6. Dentro do sapato, principalmente do tênis, os pés não “respiram”. Esse passa a ser um ambiente propício para o surgimento de bactérias e fungos. Eles causam maus cheiros, como o chulé, cujo nome científico é bromidrose.

7. Quando uma pessoa acorda com um monte de picadas nos pés, pode estar com um cheirinho ruim ali. Mosquitos e pernilongos picam essa parte do corpo quando são atraídos pelo chulé.

8. Para evitar o chulé, prefira usar meias de algodão; as feitas com fios sintéticos retêm o suor e criam um ambiente ideal para fungos e bactérias. Depois do banho, seque bem o vão entre os dedos. Troque de meia todos os dias. Não use tênis sem meia, pois piora o suor. Evite usar o mesmo sapato todos os dias, e coloque-o no sol uma vez por semana. Use talcos e sprays contra bactéria. E, quando o tempo estiver quente, prefira usar sandálias e chinelos.

9. O maior pé do mundo pertence ao norte-americano Matthew McGrory. Enquanto um homem de tamanho médio calça por volta de 40, ele calça 60! McGrory gasta 23 mil dólares por cada par de sapatos desse tamanho. O grandalhão mede 2,23 metros de altura.

10. A norte-americana Madeline Albrecht detém o recorde de maior cheiradora de pés! Como assim? Ela trabalha em um centro de pesquisa de produtos para os pés, e já teve de cheirar mais de 5.600 pés.

 

Qual é o recorde de resistência de uma pessoa sobre um pé só?

76 horas e 40 minutos. O dono da proeza é o cingalês radicado no Canadá Arulanantham Suresh Joachim, que no dia 22 de maio de 1997 tirou o pé direito do chão e só o colocou de volta no dia 25. Ele é um velho conhecido do Guinness Book: desde 1996 já bateu mais de 30 recordes. Além de balançar sobre um pé só, ele já fez coisas como correr durante uma semana em uma esteira ergométrica (completando cerca de 660 quilômetros), passar roupa durante 55 horas e 5 minutos, jogar boliche por cem horas etc. E Suresh garante que o maior recorde da sua vida ainda está por vir. No dia 25 de dezembro deste ano ele dará início à Maratona pela Paz Mundial, na qual percorrerá 6 mil quilômetros com uma tocha na mão, cruzando 54 países. O objetivo do desafio seria chamar a atenção do mundo e arrecadar 1 bilhão de dólares para uma instituição que luta pela paz, tema que, aliás, é o que, segundo Suresh, motivou todos os recordes que bateu até hoje. “Estou profundamente incomodado com o crescimento da violência e principalmente seu impacto sobre as crianças. Pobreza, doença e guerra têm aumentado o número de crianças que sofrem e todos os meus esforços são voltados a ajudar as crianças ao redor do mundo”, define o recordista no seu site (www.sureshjoachim.com). Além disso, ele se prepara para novos desafios absurdos: empurrar um carro por 24 horas, interpretar 35 personagens em um filme de Hollywood, passar 75 horas em um talk show e assim por diante.

 

Tudo o que sempre quis saber sobre os seus pés!

1. Um adulto dá em média 4000 a 6000 passos por dia, o que equivale a 5 voltas à terra ao longo da sua vida.

2. Entre 75 e 80% da população adulta tem algum problema nos pés.

3. Todos os anos a população feminina perde 44 milhões de dias de trabalho devido a dores nas costas, causadas pelo uso de saltos altos e sapatos inadequados. Na realidade, as mulheres têm cerca de 4 vezes mais problemas nos pés do que os homens, sendo o uso de saltos altos um dos factores que mais contribui para este problema. Aqui na Pé Relax nós recomendamos o uso de sandálias confortáveis.

4. Sabia que os nossos pés são a zona do corpo com mais glândulas suduríparas por centímetro quadrado? Os pés possuem 250000 glândulas suduríparas que produzem mais de dois decilitros de suor por dia!

5. 20% da população considera os pés a zona menos atraente do seu corpo.

6. Porque é que as mulheres têm mais problemas nos pés do que os homens?

 

E as pesquisas…

Um estudo americano chamado ‘Se o sapato lhe servir, use-o’ concluiu que 9 em cada 10 mulheres usam sapatos demasiados pequenos para o tamanho dos seus pés e que acima dos 60 anos 70% das mulheres terão problemas osteoarticulares nos seus pés.

À medida que envelhece, os seus pés tendem a alargar, mas poucas mulheres gostam de os medir a partir dos 20 anos.

Os problemas nos pés aparecem maioritariamente, aos 40, 50 e 60 anos, no seguimento de décadas de utilização de sapatos mal dimensionados.

Se a pressão social sobre os aspecto das mulheres e o tipo de sapatos ‘aceitáveis’ mudasse, haveria muito menos problemas nos pés! Muitas vezes podem surgir problemas como o esporão de calcâneo e somente com o sapato para esporão você irá resolver este problema.

 

Sabia que o pé é musculoso?

Você sabia que quase nenhum animal da natureza consegue correr longas distância, sem parar, como o homem?

Correr é uma habilidade inata

Os seres humanos são naturalmente corredores. Começamos a correr quando crianças, e todos, em algum momento, correm na vida, seja brincando ou atravessando uma rua. Na verdade, nós humanos somos ótimos corredores de longa distância, ganhando de muitos outros animais da natureza, que embora mais rápidos não são capazes de correr por tanto tempo sem parar.

O pé é muito musculoso

Embora à primeira vista aparente ser somente composto de ossos, os pés possuem vários músculos que o movem e mantem a sua forma com arcos. São 11 principais músculos que se estendem por toda a sua extensão e são extremamente importantes para quem corre, pois os pés são a base de todos os movimentos. Por isso, trabalhar esses músculos regularmente é interessante, seja através de exercícios ou pelo simples ato de caminhar mais descalço quando possível.

Muitos corredores se machucam

Algumas estatísticas mostram que até 70% dos corredores sofrem com alguma lesão. É um número alto para uma habilidade inata e natural, não é mesmo? Existem várias hipóteses para explicar essas lesões, como erros de biomecânica, excesso de treinamento, falta de cuidado com a lesão, tipo de calçado e características físicas. Porém ainda existem várias dúvidas e perguntas sem resposta quando se trata de prevenção de lesões na corrida. Embora existam algumas fórmulas mágicas que circulam pela internet, a verdade é que se manter sem lesão não é algo simples, mas sim possível através de muita informação e um olhar multifatorial sobre o assunto.

 

Os pés falam muito sobre você

Curiosidade 1: Através desta imagem podes descobrir a tua descendência.

Entre outros modelos, os mais conhecidos são: (toca a descalçar o sapatinho!)

Curiosidade 2: 

Imagem 1: Harmoniosos
Se colocares uma régua na diagonal em frente ao pé e todos os dedos tocarem nela, então, és uma pessoa que consegue expressar bem e ouvir o que os outros têm a dizer.
Imagem 2: Longe do chão
Se o teu dedo grande não toca no chão então pertences ao grupo de pessoas que tem muitos projectos para o futuro ou que tem o hábito de deixar as pessoas a falar sozinhas quando o assunto não te agrada.
Imagem 3: Separados
Se tens os dedos como a imagem 3 estão és alguém que decidiu viver a vida de modo independente, longe até da própria família.
Imagem 4: Retraídos
Se tens os dedos em forma de garra, então és uma pessoa que esconde características manipuladoras e apenas gostas das coisas feitas à tua maneira.
 Imagem 1: Ponta quadrada
Normalmente, esta característica aparece nos pés de pessoas objectivas e directas, que não gostam de ser enroladas.
Imagem 2: Escondido
Se o dedo do apego fica por baixo do dedo da actividade ( ver mais em baixo quais são os dedos) mostra alguém que trabalha demais, a ponto de ficar sem tempo para expressar os próprios sentimentos.
Imagem 3: Desviado
Segundo dedo com a ponta inclinada em relação aos outros pode significar que a pessoa tem muita dificuldade em receber ordens.
Imagem 4: Calosidade
A presença de calos está ligada a mágoas do passado. O motivo das mágoas depende do dedo em que aparece a calosidade.

Curiosidade 3: 

Há também quem ache que cada um dos nossos dedos está ligado a um singificado. Então para os mais curiosos aqui fica:

1. Confiança
2. Amor
3. Ideias e criatividade
4. Afetividade
5. Tristeza
6. Alegria
7. Desejo
8. Actividade
9. Apego
10. Medo e insegurança
Curiosidade 4:
É a parte do corpo que contém mais terminações nervosas por centímetro quadrado e é por isso que sentimos cócegas tão facilmente
Curiosidade 5:
Há três tipos diferentes de pisadas: Supinada (Para fora), neutra, e pronada (para dentro)
Curiosidade 6:
Por mais incrível que pareça ficar parado é mais cansativo para os pés do que se estiverem em movimento. Ficar parado esforça o mesmo conjunto de músculos por um longo período.
Curiosidade 7:
Os pés suportam 4 vezes o peso do nosso corpo quando corremos.
Curiosidade 8:
Durante o século XIV, na Inglaterra, produziam sapatos tão pontiagudos que passaram a ser um objeto perigoso. O Rei Eduardo III lançou uma lei que dizia que os bicos dos sapatos podiam ter no máximo 5 cm de ponta. Mas sabe-se que antes da lei houve sapatos que chegaram a ostentar 50 cm de comprimento. Era necessário prendê-los à cintura com cordão de seda para ser possível andar.

Por isso não se esqueçam, tratem com muito carinho os vossos pés!

 

Veja agora as curiosidades sobre as unhas dos pés.

Você sabe o que acontece se você comer as suas unhas?

Segundo o portal uol, “as unhas são formadas por quatro epitélios básicos chamados de matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e hiponíquio.

São derivados ectodérmicos compostos por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés, bem como a atuação na manipulação de pequenos objetos.”

Ser pintadas com esmalte, encravar, as unhas do pés possuem outras funções além destas duas citadas. Confira algumas curiosidades sobre elas:

1 – Elas são como folhas de caderno

 

De acordo com a dermatologista Márcia Purcelo, em entrevista ao programa Bem Estar, “As nossas unhas são como folhas de caderno, com várias camadas. Essas camadas são interligadas por pontes de dissulfeto e hidrogênio.”

2 – As unhas também descamam como a pele

 

De acordo com o dermatologista Glaysson Tassara, em entrevista ao Bem Estar, “quando lidamos muito com água, produtos de limpeza, as unhas ficam ressecadas e as ligações entre elas enfraquecem, facilitando a descamação.”

3 – A unha também pode denunciar problemas com o seu organismo

 

De acordo com o Bem Estar, “a unha frágil pode ser herança genética ou um sinal de que está faltando algo no nosso organismo. Por isso é importante descobrir o motivo. Idade, dietas muito restritivas, tempo seco, esmalte sem descanso, umidade e doenças como hipotireoidismo e anemia também podem ressecar as unhas. A solução é usar hidratante corporal, óleos e luvas para limpeza.”

4 – Unhas dos pés amareladas

 

De acordo com o jornal Brasilpost, “a descoloração das unhas do pé pode ser sinal de que algo não vai bem. A onicomicose (infecção fúngica das unhas) muitas vezes começa como pontinho amarelo sob a ponta da unha. Infelizmente, como você talvez tenha aprendido nas aulas de biologia, os fungos se dão bem em ambientes escuros, úmidos e quentes, de modo que a parte de baixo de uma unha do pé é perfeita para eles.

Se não for tratada, essa descoloração pode chegar mais fundo na unha e se alastrar para os outros dedos do pé. Tirando alguma dor leve e o prejuízo estético, as infecções fúngicas das unhas geralmente não constituem grande perigo para a saúde. Mas, se você tiver diabetes, uma infecção fúngica sem tratar pode prejudicar a circulação sanguínea em seus pés e levar a complicações mais sérias.”

5 – Elas podem contrair fungos por meio do esmalte

 

De acordo com pesquisa feita pelo laboratório de Microbiologia Médica, do Departamento de Doenças infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Rio Preto(Famerp), publicada no portal Terra, “esmaltes,  quando contaminados por fungos advindos de uma unha com infecção (micose), podem ser o veículo de transmissão destes agentes para unhas saudáveis.”

6 – Quando elas ficam brancas

 

Segundo o jornal Brasilpost, “a descoloração  branca das unhas não é necessariamente sinal de algum problema de saúde. A leuconíquia é o termo médico que descreve manchas brancas comuns que começam na base da unha e se movem à medida que a unha cresce.

Contrariamente à ideia popular, essas manchas não são sinais de uma deficiência vitamínica e são vistas como inofensivas, de modo geral. Mas uma mancha branca na ponta da unha pode ser mais séria. Uma lesão pode levar parte da unha do pé a separar-se do leito ungueal, o que pode fazer a ponta da unha ficar mais branca.

E algumas infecções fúngicas se manifestam inicialmente como manchas brancas na ponta da unha. Se não forem tratadas, elas podem chegar à unha inteira, provocando mais descoloração e potencialmente fazendo a unha se descolar do leito ungueal.”

7 – As unhas também podem revelar risco de câncer no pulmão

 

De acordo com um estudo de especialistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, publicada na revista especializada American Journal of Epidemiology revelou que “a análise das unhas dos pés de uma pessoa pode indicar o risco de desenvolvimento futuro de câncer no pulmão e as unhas dos pés que crescem lentamente podem funcionar como um medidor da exposição crônica ao fumo.”

 

Mais algumas pérolas…

O ser humano sempre busca no misticismo, respostas respostas para a vida. Temos a famosa astrologia que estuda o exato momento que você nasceu, levando em conta como estava o espaço e te dando signos e ascendentes, temos o tarô que acredita nas cartas e também a leitura de mãos. Mas você já ouviu falar que o seu pé pode ser “lido” também?

Ler pé é mais simples do que você imagina, basta apenas ver qual o formato de seu pé e ver em qual dos 10 formatos de pé ele encaixa. Para ler o seu pé você não precisa ir em uma cigana e só ler essa matéria. O Ultra Curioso separou os 7 tipos de pé que vão falar muito sobre como você é ou como você se comporta:

1-Pé romano

O pé romano é o mais comum, os três primeiros dedos a partir do dedão são do mesmo tamanho os dois são menores que o resto. Quando você tem esse pé, você é muito carismático, extrovertido e sociável. Geralmente são grandes oradores e pessoas de negócios.

2-Pé quadrado

O pé quadrado acontece quando os dedos todos tem o mesmo alinhamento sem inclinação. Os donos deles são pessoas calculistas  e calmas, principalmente na hora de tomar decisões.

3-Pé grego

Esse pé tem o dedo depois do dedão maior que todos os outros quatro. Pessoas assim, são entusiasmadas e motivadas. Elas são geralmente artistas ou esportivas.

4-Pé esticado

Esse pé é muito delicado, todos os dedos estão alinhados na diagonal e o dedão é o maior deles. Quando você tem esse pé, você provavelmente é uma pessoa secreta e reservada. Apesar de serem secretas e reservador, eles podem ser impulsivos e tem mudanças de humor repentinas.

5-Descendência grega

Esse pé o mais comum entre os brasileiro. Quem tem esse pé tem descendência grega.

6-Descendência egípcia

Essas pessoas são apenas 30% da população e quem tem esse pé provavelmente tem descendência egípcia.

7-Descendência romana

Quem tem o pé reto é uma grande minoria da população, apenas 10%. Pessoas com pé reto tem descendência romana.

O que acharam sobre o que podemos ver só analisando os pés? Qual é o seu pé? Qual a sua descendência? Responde pra gente nos comentários.

O post Curiosidades sobre os Pés! apareceu primeiro em Conforto e Saúde para Pernas e Pés.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é bom para esporão? 7 dicas para aliviar a dor no esporão.

O que é bom para esporão? Conheça 7 dicas para aliviar a dor no esporão - O esporão é um dos principais causadores de dor nos pés da população brasileira, juntamente com o joanete eles correspondem a 80% das consultas à médicos ortopedistas especialistas em pernas e pés. Hoje em dia já existem diversos modelos de sapato para esporão  e com isso você poderá manter a vida em movimento mesmo com o diagnóstico de esporão. Aqui na Pé Relax temos uma preocupação muito grande com o conforto e a saúde das pernas e dos pés e por isso separamos estas dicas pensando em você, confira! Alongamentos nas pernas e pés é bom para esporão [caption id="attachment_5004" align="aligncenter" width="564"] Alongamento para aliviar as dores do esporão[/caption] Faça regularmente alongamentos da panturrilha para que sua musculatura esteja sempre preparada para lidar com a caminhada. O alongamento também ajudará na melhora da inflamação da região do esporão. Você pode usar u

Dor em cima do pé

Dor em cima do pé – Você está sentindo dores na parte de cima do pé, ou incômodos durante o caminhar e não faz ideia do que pode ser? Então continue lendo este texto para descobrir tudo o que você precisa saber sobre este tipo de dor, e claro, como fazer com que ela não volte mais!   Conforme podemos visualizar na imagem acima, o dorso do pé (parte de cima) é composta por um conjunto de pequenos ossos, e os mesmos possuem ligamentos entre si, e há alguns tendões próximos à eles, e todo esse grupo de ossos, ligamentos e tendões estão sujeitos à lesões, que serão mais detalhadas logo abaixo: Dor em cima do pé: principais causas A dor no pé geralmente são mais sentidas na região chamada de cuneiform bone da figura acima ou também conhecido como osso cuneiforme, e na região dos ossos metatarsos ou metatasal bone conforme a imagem demonstra. Porém também pode ocorrer dores em outras regiões. Dentre as principais causas das dores no dorso do pé, uma das mais comuns é em decorrência

Qual é o melhor sapato feminino confortável para trabalhar em pé?

O post Qual é o melhor sapato feminino confortável para trabalhar em pé? apareceu primeiro em Blog Pé Relax . Descubra o melhor sapato feminino confortável para trabalhar em pé e conquiste seu dia! – Você já sentiu aquela exaustão nos pés após um longo dia de trabalho em pé? Seus sapatos são confortáveis o suficiente para garantir que você conquiste seu dia sem dores e desconfortos? Encontrar o sapato feminino ideal para trabalhar pode ser um desafio, mas não precisa ser uma tarefa impossível. Neste artigo, vamos revelar os segredos dos calçados perfeitos para quem passa horas em pé, proporcionando conforto e estilo ao mesmo tempo. Com uma variedade de opções, desde sandálias a sapatos ortopédicos femininos, você encontrará o par perfeito que fará toda a diferença em seu dia de trabalho. Não deixe que o desconforto atrapalhe seu desempenho – descubra o sapato feminino confortável para trabalhar em pé e conquiste seu dia!   Os melhores sapatos femininos confortável para trabalhar