Pular para o conteúdo principal

O que seus sapatos usados dizem sobre você

O que seus sapatos usados dizem sobre você – A maioria de nós damos entre 5.000 e 10.000 passos por dia. Com o tempo, este impacto provoca o desgaste dos sapatos, que contam a história de nossa biomecânica única (como nos movemos). Você sabia que existem formas de “ler” seus sapatos para ajudá-lo a determinar os padrões de marcha, das condições do pé, ou se você está usando o sapato errado.

 

Pisada Neutro Pronada

Solado com desgaste neutro pronado
Solado com desgaste neutro pronado

Pronação e supinação são os naturais, absorção de impacto movimentos que ocorrem cada vez que damos um passo. Aqueles com neutro pronação ter um equilíbrio ideal entre ambos os movimentos. Neutro pronação produzirá frequentemente um desgaste mais presente nas seguintes regiões:

  • Em meio a borda externa do calcanhar, onde o calcanhar tocar;
  • Na área entre a ponta do pé e o dedo grande do pé, onde a sua parte dianteira do pé empurra off;
  • Além disso, você pode ter desgaste do meio para fora do sapato borda, onde o peso corporal é transferido, do calcanhar à parte dianteira do pé.

 

Pronação

Desgaste de solado com efeito da pisada pronada
Desgaste de solado com efeito da pisada pronada

A pronação tem um excesso de movimento interno causado por fatores como o tipo arco do pé e flexibilidade. A pronação produzirá frequentemente um desgaste acentuado nas seguintes regiões da sola:

  • Na borda interna do calçado;
  • No centro do calcanhar para fora;
  • Em um padrão circular sob a bola do pé que se torna mais pronunciada para o dedo do pé.

 

Supinação

Efeito do desgaste do solado na pisada supinada
Efeito do desgaste do solado na pisada supinada

Os sobresupinadores têm um excesso de movimento de rolamento para fora causado por fatores como o tipo de arco e da flexibilidade do pé. A sobre-supinação, muitas vezes produz um forte desgaste da sola:

  • Na borda exterior do sapato;
  • No calcanhar exterior;
  • Em um padrão circular sob a bola do pé que se torna mais pronunciada para o dedo mindinho do pé.

 

Outros padrões comuns de desgaste

Dedos dos pés “saindo” pela ponta do sapato

Se a ponta do sapato está abrindo, pode haver várias razões, incluindo que seus sapatos são muito estreitos, muito pouco profundos, sem suficiente apoio ou curtos demais. Além disso, é possível que esteja desenvolvendo problemas no antepé, como joanete ou dedos em martelo.

Buracos na Forração Interna

Furos na ponta do sapato ou na ponta da caixa pode haver evidência de pressão excessiva, devido à tomada do pé causada por pranação ou supinação. Usar o calcanhar e o forro do meia pode ser o resultado de uma inclinação do salto ou um sapato muito pequeno.

Rugas na sola do sapato

As rugas na sola podem revelar um desgaste normal ou o sapato não tem recebido manutenção adequada. As rugas também podem indicar condições dos dedos do pé, dedos em martelo ou um problema de medição do calcanhar ao dedo que impede que os dedos se flexionen adequadamente. Devido a que os sapatos tendem a ser reduzido com o tempo, devido a que os dedos dos pés curvados para cima e os materiais são tensionados, o uso de uma árvore de sapatos pode ajudar a manter a forma e reduzir o desgaste, como as rugas na sola.

Dobrando-se, Flexionando e Torcendo

Se você é capaz de dobrar, flexionar ou torcer o sapato com facilidade, isso pode indicar um mau alinhamento do pé, sobrepronación, sobresupinación ou que o sapato não está fornecendo suficiente suporte.

 

Conclusão

Avaliar seus padrões de desgaste é parte de um processo de avaliação mais amplo e pode te ajudar a identificar qual calçado irá funcionar melhor para você. Considere observar com mais cuidado seus sapatos desgastados, eles dirão muito sobre seus pés e a sua forma de andar!

O post O que seus sapatos usados dizem sobre você apareceu primeiro em Blog Pé Relax.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micose no pé – o que é, como tratar e tudo sobre ela!

Micose no pé – o que é, como tratar e tudo sobre ela! – A micose também é conhecida como frieira, pé-de-atleta e tinha, mas independentemente do nome, essa “danada” incomoda muita gente, então confira no post como se livrar dela!   O que é a micose no pé? Ela é um fungo que faz com a região entre os dedos do pé sofra pequenas lesões, escamações e coceiras, possuindo na maioria das vezes um aspecto branco, mas ela pode estar presente também na planta do pé (são raros os casos que ela não se encontra entre os dedos da mão ou do pé). Para fazer um parentese, o nosso corpo possui vários fungos que convivem em harmônia, porém quando a temperatura, e umidade em alguma região aumenta, isso eleva a velocidade de multiplicação desses fungos, fazendo com que seja mais propício o desenvolvimento de frieira. Mas além de pés e mãos, a micose também pode surgir em qualquer região do corpo que passe muito tempo sem respirar, como na virilha por exemplo. Os fungos da micose geralmente se a...

Joanete: confira TUDO o que você precisa saber!

Joanete: confira TUDO o que você precisa saber ela! –  você notou que o dedão do pé está “inclinado”, ou está sentindo dores? Então leia este post, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a Joanete! Aqui você encontrará a definição, sintomas, causas, tratamento, suas complicações e como prevenir ela. Vamos começar?   O que é Joanete? A Joanete é uma deformação que ocorre no dedão do pé, onde o mesmo fica voltado para dentro, conforme pode ser visualizado na imagem acima, ela também é conhecida como Hálux Valgo (nomenclatura médica). Outras características que a Joanete pode assumir é de sobrepor o segundo dedo ou até mesmo de se inclinar para baixo dele. Com ela também podem surgir calosidades e até mesmo o surgimento de um “caroço” (normalmente um dos ossos da base do dedão se projeta ao sentido contrário do dedão) no dedão do pé. Preparamos este vídeo par falar um pouco sobre o joanete, confira!   O que causa Joanete? A causa número 1...

Curiosidades sobre os Pés!

Você tem Curiosidades sobre os pés? Então você chegou ao lugar certo! Este é o maior manual da internet de  curiosidades sobre os pés. Então vamos começar: 1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo. 2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos. 3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do mundo a pé. É por isso que na Pé Relax priorizamos os sapatos femininos confortáveis . 4. O pé como medida de distância surgiu na Inglaterra. O rei Eduardo II estabeleceu seu próprio pé como medida na seguinte razão: 36 grãos de cevada são iguais a um pé. 5. Os hormônios sexuais testosterona e estradiol são os principais responsáveis pelas transformações físicas e comportamentais nos jovens. São também responsáveis pelo chulé. Eles estimulam a produção de glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração. Se a pessoa transpira em excesso, seja por causa de problemas de saú...